quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Almanaque Menino Caranguejo faz sucesso nas escolas

29 de outubro de 2013 
 
MENINO CARANGUEJO 2MENINO CARANGUEJO 1
Alunos do 8º ano F da Escola Rosa Maria Berezosk, do Jardim Paraíso, com a professora Silvana (foto no alto) e uma das releituras (acima)

Um projeto do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental que tem a Tupy como uma das patrocinadoras está fazendo sucesso nas salas de aula: é o Almanaque Menino Caranguejo. Na Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, no bairro Jardim Paraíso, por exemplo, a publicação foi incorporada às aulas de língua portuguesa da professora Silvana Carlini.
Depois da leitura dos exemplares e do debate sobre os temas abordados na publicação, os alunos dos oitavos anos E e F do turno vespertino foram convidados a fazer uma releitura das histórias, com ilustrações e frases de conscientização ambiental.
Também tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente o designer Chico Lam, criador do personagem. A convite da professora, ele fez uma palestra na escola antes mesmo de os almanaques começarem a ser distribuídos. “Foi um sucesso”, conta Silvana, que já trabalhou com duas edições da publicação em sala de aula.
Do outro lado da cidade, na Escola de Educação Básica Professor João Martins Veras, no bairro Anita Garibaldi, a professora Lucélia Dematte, do 4º ano do ensino fundamental, também encontrou nas revistas um excelente aliado pedagógico. Com o apoio da professora bilíngue Francine de Almeida Borges, que auxilia uma aluna com deficiência auditiva, o tema meio ambiente foi amplamente abordado nas aulas.
- O assunto é atual e faz parte da proposta curricular. A revista tem nos ajudado a explicar como ocorrem as transformações na natureza e as ilustrações são essenciais para o entendimento dos alunos com deficiência auditiva” – afirma Francine.
Durante as aulas, os estudantes de nove e dez anos trabalharam os assuntos no Passaporte da Leitura, um projeto em que cada “viagem” ao mundo dos livros e revistas é registrada com desenhos e resenhas, além da identificação do autor, ilustrador, editora e personagens principais.
- Também fizemos registros no caderno Arte Jornal para que outras turmas pudessem conhecer o Menino Caranguejo – destaca a professora. No caderno, explica Lucélia, são relatados fatos importantes para a turma, seja um acontecimento, uma história ou poesia. Neste caso, os alunos retratam a experiência utilizando a arte, com muitas cores, recortes e colagens.
Parceria com a Tupy
Com tiragem de 10 mil exemplares e publicação quinzenal, o Almanaque Menino Caranguejo tem o patrocínio da Tupy e do Instituto Carlos Roberto Hansen e o apoio da Univille e da Editora Salomão.
O investimento está de acordo com a política de investimento social definida pela Tupy em 2010, que tem quatro focos: meio ambiente, educação, cultura e esporte. O projeto também está em consonância com alguns dos valores da empresa, como meio ambiente, comunidade, comunicação e aprendizagem.
Em suas edições, o Almanaque aborda temas como meio ambiente, saúde, cidadania e lazer. A revista é distribuída gratuitamente em escolas municipais de Joinville, postos de saúde e hospitais, bibliotecas e gibitecas e em escolas estaduais da região (Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú).
Há também uma versão digital disponível para leitura ou download no site do Instituto Caranguejo (www.caranguejo.org.br). Outras regiões e Estados também recebem exemplares, graças ao apoio de parceiros para a distribuição em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Guaratuba (PR), Santos e São Paulo (SP), Vitória (ES), Caucaia (CE), Recife e Fernando de Noronha (PE).